Em outubro de 1945, o artigo de Arthur C Clarke "Retransmissões Extraterrestres: Módulos Espaciais Podem Dar Cobertura Mundial de Rádio?" foi publicado na revista Wireless World. Ele teorizava sobre satélites geoestacionários que, ao orbitar a Terra a cada 24 horas, poderiam retransmitir mensagens enviadas a eles, de um ponto a outro da Terra.
Hoje, a “aldeia global” é descendente direta da teoria de Clarke. A NACA começou a trabalhar com experimentos de telecomunicações no fim dos anos de 1950, e a NASA deu continuidade a esta linha de pesquisa nos anos de 1960.
Em 1958, os Estados Unidos lançaram o primeiro satélite de comunicações (SCORE). O Projeto Echo vei em seguida, em 1960, quando o Echo 1 se tornou o primeiro satélite de comunicações passivas. Ele era enorme, um balão de 2 metros e meio que, ao ser posicionado na órbita terrestre baixa, refletia sinais transmitidos a ele de volta para a Terra.
O satélite retransmissor Telstar, lançado em 1962, tornou-se o primeiro satélite a transmitir imagens ao vivo do mundo, televisionando a cerimônia do revezamento da tocha nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964.
Em 1965, o Intelsat 1, conhecido como "Early Bird", foi lançado. Foi o primeiro satélite de comunicações comercial. Posicionado sobre o Atlântico, o Early Bird transmitiu sinais de TV bidirecionais entre a Europa e a América do Norte pela primeira vez.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário